Esmaltes vencidos - Fazem mal ?

 Olá meninas, tudo bem? a alguns dias estava olhando meus esmaltes e vi que tinha alguns já com a data de validade vencida e assim como eu deve ter muitas meninas que tem os vidrinhos fora de validade e querem saber se continuar usando eles, pode fazer algum mal, então busquei saber e decidi comaprtilhar aqui com vocês, depois de ler essa postagem, corre conferir os seus vidrinhos, clique em mais informações e continue lendo :)


  Confesso que se livrar de alguns vidrinhos de esmaltes é realmente muito ruim para quem vive colecionando um por um de cada coleção que aparece pela internet, mas caso eles estejam vencidor, é claro que não vão corroer suas unhas, pensei que seria algo pior que apenas corroer, mas eles podem causar alergias, logo abaixo um texto retirado do site Mais Equilibrio :
Usar produtos vencidos pode não fazer mal, mas também pode não adiantar nada, pois ele perdeu suas funções ativas. "Geralmente não faz mal usar, mas pode acontecer, por exemplo, de um produto, por causa da perda de validade, começar se contaminar por bactérias ou fungos. Todos os produtos têm que ter um conservante, um bactericida, quando ele perde a validade a chance de contaminação é grande. O Creme de uma maneira geral, é um meio bom para meio de cultura de fungo e bactéria." alerta Dra. Denise.
O que acontece nestes casos é uma alergia ao produto, uma irritação da pele ou até mesmo um eczema de contato. A área onde o produto foi usado fica avermelhada, com coceira, descamando e pode ficar uma feridinha úmida ou seca dependendo do grau da irritação. "É muito comum alergia de contato por esmalte e na área dos olhos, a pálpebra fica enrugada, descamando e com coceira." diz Dra. Denise, e completa: "Dermatite de contato é muito pessoal, não tem a ver com a qualidade do produto, muitas vezes uma pessoa não pode usar nada de uma determinada marca."
Alguns produtos apresentam uma durabilidade menor, como a vitamina C que é bastante instável, ou os clareadores e despigmentantes, pois possuem em sua composição hidroquinona que oxida com facilidade. Os ácidos, também, são mais instáveis, mas depende do ph, os extremos são mais sensíveis. Por terem esta característica, fique de olho na validade e deixe sempre as embalagens bem tampadas e em lugar arejado.
Abaixo o tempo que demora até cada material vencer e alguns cuidados e manter com cada um deles, seja batom, perfume ou esmalte :


Por Mais Equilibrio :

Batom
Validade: 2 anos, em média.
Depende do corante, do conservante e se tem ou não hidratante.
Rímel
Validade: um ano, no máximo.
Ele começa a ficar ressecado e pode provocar irritações.
Sombra, blush e pó compacto
Validade: Cerca de quatro anos.
Mantenha a embalagem bem fechada, longe do sol e da umidade.
Pó facial
Validade: bem conservado, pode durar até 10 anos.
Guarde dentro da embalagem e em lugar seco.
Base
Validade: dois anos, em média.
Lápis de boca ou de olhos
Validade: três anos.
Esmaltes
Validade: cerca de dois anos.
Agite antes de usar e mantenha longe do calor. Se ficar um pouco endurecido, pingue umas gotas de acetona.
Cremes, loções e géis
Validade: entre um e dois anos.
Shampoos e condicionadores
Validade: entre 6 meses e dois anos, em média.
Protetor solar
Validade: dois anos, em média.
Evite o contato com areia e água salgada. Tente mantê-lo longe ou protegido do sol.
Perfume
Validade: entre três e quatro anos
É o campeão de alergias em cosméticos. O aparecimento de uma rodela vermelha no pescoço sinaliza a irritação.
   Depois dessa, vale a pena dar uma limpa, mesmo se for pra jogar no lixo com um pouco de dor, eu mesma tenho alguns esmaltes vencidos e mesmo sabendo que minha coleção não vai contar com esses esmaltes históricos, fico feliz, pois vai fazer melhor até para mim mesma e não se esqueça de olhar a validade antes de comprar algo, seja esmalte, alimentos e produtos de maquiagem.
  E não se esqueça de cuidar e ficar de olho, o que vocês acharam dessa postagem de hoje? nada melhor que fugir um pouco do contexto para dar um aviso de alerta sobre essas pequenas coisas que podem nos fazer mal, não é? não se esqueçam de curtir nossa fan page clicando aqui e de seguir nosso blog logo ali ao lado, uma ótima semana a vocês, beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário